quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

links

deixo aqui alguns links com algumas imagens que falam melhor sobre os locais de filmagens planeados. Sendo eles a casa viva e a praça do marquês, nomeadamente, o quiosque do marquês.

http://casa-viva.blogspot.com/search/label/Casaviva

http://pedro-samuel.spaces.live.com/Blog/cns!29C673088E24314A!697.entry

texto argumentativo

Sendo o tema "antigamente é que era bom." a minha ideia baseia-se em mostrar um sitio que  tivesse história, que tivesse um passado preenchido de memórias antigas de pessoas da época. Para isso escolhi o local "Casa Viva", uma casa construída em 1902 com um passado burguês. E que a Abril de 2006 se tornou num espaço temporário multi cultural intervencionista que com uma mentalidade contemporânea organiza eventos culturais que procuram o manifesto e a revolta. A ideia do projecto é ter como base a frase "antigamente é que era bom" e "eu não vivo no antigamente, o antigamente é que vive em mim".

 Antes do inicio aparece ,produzido digitalmente, a frase "antigamente é que era bom". O filme começa com a imagem de um idoso com um estilo de vida burguês e que vive muito sempre a pensar nas suas memórias do antigamente e a compará-las ao presente. Até que repara em algo que lhe faça lembrar os seus tempos em que ia ao espaço que agora é a "casa viva" e começa então a recordar para si próprio (em voz-off) de como eram esses tempos e do dia-a-dia burguês que lá levava com os seus amigos. Ao relatar esses tempos nesse certo local, o idoso relata também os pormenores arquitectónicos antigos bastante representativos do seu tempo que se lembrava do local e que lhe tinham ficado na memória por lhe serem especiais. Ao estar a reviver estas memórias ele dirige-se ao espaço que é agora a "casa viva" esperando encontrar o que ainda se lembra dele.

Enquanto as memórias são apresentadas em voz-off, o idoso chega finalmente á Casa Viva e começa a estranhar as pessoas á porta, entra, e as memórias dele param e o idoso  apesar de reparar  que o sitio é o mesmo e os pormenores arquitectónicos do tempo dele são os mesmos e continuam iguais, as pessoas que lá frequentam são uma sociedade actual com uns ideais completamente diferentes e que transformaram por completo o objectivo  que existia do local de quando o idoso o frequentava. Repara também nas mensagens de revolução escritas na parede. Surgindo no fim, em voz-off, o idoso a dizer: "eu não vivo no antigamente, o antigamente é que vive em mim". Indo então embora triste a pensar nas suas memórias pode-se ver escrito na parede por um jovem: antigamente é que era bom.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Aceita-se ajuda

O tema da P.A.A. é "Antigamente é que era bom" e visto que estamos numa fase inicial da escolha da história venho por este meio pedir a ajuda na publicação deste mesmo blog e avisar que todas as ajudas serão bem-vindas.

Prova de Aptidão Artistica

Este blog dedica-se á minha "Prova de Aptidão Artistica" , proposta de trabalho do 12ºano do curso de cinema da escola artistica Soares dos Reis, que se baseia na realização e em tudo o que envolve a produção de uma curta-metragem de ficção, de 4min. no total ,com o tema "Antigamente é que era bom" a concluir a 4 de junho de 2009